O Capim Elefante Sem Pelo (Pennisetum purpureum Schum ou Cenchrus purpureus), é uma variedade de Capim Elefante, tem papel de destaque, pois é reconhecida como uma forrageira perene, de alto potencial de produção de matéria seca e alto valor nutritivo. O capim tem sido apontado como a solução para a melhoria da dieta animal e para o incremento de produtividade. É adaptado às condições de clima e solo em quase todo o Brasil e tem sido muito utilizado por produtores rurais, com destaque para aqueles da pecuária leiteira.
O Gigante Sem Pelo é uma variedade de Capim Elefante oriundo de cruzamento natural, onde foram realizados a separação, observação e testes a campo deste genótipo. Em produção a campo foram realizadas algumas análises comparativas com outras variedades, se destacando em aspectos morfológicos e agronômicos.
O Capim Sem Pelo pode chegar de 4 a 5 metros, dependendo das condições de local, época do ano, fertilidade, água e manejo, apresenta touceiras de formato semi-ereto, apresentando entrenós de 15 a 20 cm, diâmetro de até 2,5 cm, e sistema radicular de raízes grossas e rizomatosas. O Capim apresenta porte elevado, touceiras eretas e densas, folhas medianamente largas e compridas, possui elevada densidade de perfilhos basais, boa resistência ao tombamento e florescimento tardio.
Dados Técnicos
Nome científico: Pennisetum purpureum Schum
Cultivar: Capim Elefante Sem Pelo
Fertilidade do solo: Exigente
Forma de crescimento: Cespitoso, Touceira ereta Altura: 4 a 6 m
Utilização: Corte para uso in natura, Silagem
Digestibilidade: Média
Palatabilidade: Boa
Precipitação pluviométrica: Acima de 800mm anuais
Tolerância à seca: Boa
Tolerância ao frio: Boa
Teor de proteína: 16% na MS
Profundidade de plantio: 10 a 15 cm
Ciclo vegetativo: Perene
Produção de forragens: 40 ton/ha de massa verde / corte
Cigarrinha das pastagens: –
Consorciação: Difícil devido ao hábito de crescimento e porte
Origem –
Para o plantio e estabelecimento da cultura, recomenda-se preferencialmente áreas bem drenadas, com boa fertilidade e passíveis de mecanização e irrigação. O solo deve ser preparado com arações e gradagens conforme a necessidade e condições do terrenos a ser implantado a cultura. A aplicação do calcário deve ser realizada com base nos resultados de análise de solo.
O plantio deve ser realizado no início do período das chuvas, em sulcos de 20 a 30 cm de profundidade e com espaçamento de 0,8 a 1,20m. A adubação de plantio e estabelecimento deve ser baseada na recomendação de adubação realizada pelo técnico ou por serviços de recomendação agronômica.
A principal utilização dessa forrageira se dá por meio de capineiras e pastejo, na forma de capineira normalmente, não envolve áreas tão extensas devido à alta produtividade, podendo seu excedente de produção na forma de silagem.
O Capim Elefante Gigante Sem Pelo, constitui-se em importante alternativa forrageira a ser utilizada na alimentação de ruminantes destinados à produção de carne e leite, apresenta valores nutricionais adequados para sistemas de produção semi intensiva e animais de média produção, se destaca pela grande produtividade, espessura do colmo sendo muito recomendado para fornecimento no cocho ou na forma de silagem.
Como gramínea tropical de via fotossintética C4, o capim-elefante apresenta grande capacidade de assimilação da energia solar e, portanto, de acumulação de matéria seca. No geral, o Capim Elefante Sem Pelo deve ser cortado para ensilagem em um estádio de desenvolvimento cujo “equilíbrio nutritivo” esteja mais adequado, ou seja, quando for razoável seu rendimento de massa seca por área, bom o teor proteico e baixos os conteúdos das frações fibrosas no matéria.
O Capim Elefante Gigante Sem Pelo conquistou seu lugar nos campos de agricultores em todas as partes. Sua produtividade excepcional, resistência a condições adversas, sua adaptabilidade a diferentes ambientes e sua capacidade de melhorar a saúde do solo o tornam uma escolha valiosa para sistemas agrícolas sustentáveis em todo o mundo.
Quer se aprofundar mais sobre a história do Capim Elefante Sem Pelo?
Continue no nosso blog e saiba mais informações, características e dicas sobre essa e outras forrageiras.
Referências
CARACTERÍSTICAS AGRONÔMICAS E NUTRITIVAS DAS PRINCIPAIS CULTIVARES DE CAPIM-ELEFANTE DO BRASIL