Para obter uma produção agrícola saudável e sustentável, é fundamental entender a necessidade nutricional das culturas. Por isso, a amostragem de solo e tecidos é uma ferramenta valiosa para o desenvolvimento de um programa de nutrição adequado. E não apenas isso, com a revisão dos resultados dessas análises, podemos fornecer uma recomendação de calagem e adubação específica para a sua operação, garantindo que as plantas estejam recebendo os nutrientes necessários para um crescimento saudável e uma produção de qualidade.
A análise do solo é essencial para determinar o programa de nutrição ideal para as suas culturas. Além de fornecer informações sobre níveis de nutrientes, pH, saturações de bases, matéria orgânica e capacidade de troca de cátions (CEC), a análise pode identificar deficiências nutricionais e determinar quais nutrientes ou aditivos podem ser usados para aumentar o rendimento. Com base nas informações da análise, você pode desenvolver um plano de nutrição que inclua recomendações de calagem e adubação, além de corrigir problemas e garantir colheitas mais produtivas.
O conhecimento das propriedades físico-químicas do solo é essencial para um manejo adequado da fertilidade do solo. Através de análises de solo, é possível determinar os teores de nutrientes e o pH, além de informações sobre a capacidade de troca de cátions (CTC), saturação por bases e matéria orgânica.
Com base nesses dados, é possível avaliar a necessidade de correção da acidez do solo e a recomendação de calagem, bem como a adubação para fornecer os nutrientes necessários para o desenvolvimento das culturas. A deficiência de nutrientes no solo pode afetar a qualidade e a produtividade das plantas, por isso é fundamental uma boa gestão da fertilidade do solo. A recomendação de calagem e adubação deve levar em conta as necessidades específicas de cada cultura e a capacidade de absorção do solo, de modo a garantir um manejo adequado da fertilidade do solo e a maximização da produção agrícola.
Siga estas instruções para obter uma análise de solo mais precisa possível ›
Retire as amostras de solo em ziguezague pelo meio da área ou use um padrão de grade.
Puxe amostras de solo separadas para áreas que mostram danos nas culturas, diferentes tipos de solo ou diferentes padrões de absorção de água. Cada amostra composta não deve representar uma área maior que 10 hectares
Coloque as amostras de solo em um balde de plástico limpo que não seja usado para nenhum outro propósito. Baldes de metal e resíduos no balde corromperão a amostra.
Envie as amostras de solo para o endereço fornecido com sua bolsa de teste ou clique aqui e veja alguns dos laboratórios indicados.
Aguarde os resultados!
A análise de solo revelará a saúde e o perfil nutricional do solo, mas não mostrará como as plantas realmente absorvem esses nutrientes. Vários fatores podem afetar a absorção de nutrientes nas plantas, e isso não ficará claro em uma amostra de solo. É aqui que entra a amostragem de tecido. Uma amostra de tecido vegetal mostrará quais nutrientes a planta absorveu e o movimento de nutrientes por toda a planta.
Um teste de tecido combinado com um teste de solo é a melhor maneira de ver o que realmente está acontecendo em sua fazenda. Um teste de tecido não apenas mostrará como a planta está absorvendo e usando nutrientes, mas também mostrará se organismos prejudiciais estão afetando sua planta, doenças se instalaram ou se o crescimento das raízes da planta é insuficiente para a absorção de nutrientes. Dessa forma, você pode obter uma visão completa do ambiente da planta e sua reação a esse ambiente.
Siga estas etapas para coletar sua amostra de tecido ›
Experimente plantas usando um padrão de grade ou zig-zag em toda a área. Você precisará de uma amostra separada para cada área de 10 hectares.
Os métodos de amostragem dependerão da idade e do tipo da planta. Para plantas mais velhas, pegue as folhas maduras mais recentemente (para uma cultura como milho) ou o terço superior da planta (para uma cultura como mombaça . É uma boa ideia tirar pelo menos três amostras de cada parte da grade ou zig-zag.
Certifique-se de coletar plantas limpas sem respingos de lama e coloque-as no saco de amostra ou em um balde de plástico limpo. Lama, resíduos ou baldes de metal podem corromper a amostra.
Envie as amostras de tecido usando a bolsa e o endereço fornecidos ou clique aqui e veja alguns dos laboratórios indicados.
Aguarde os resultados!
Mudas e soluções tecnológicas em forrageiras
Renasem nº 02435/2020
PRODUTOS
SOLUÇÕES
VARIEDADES
SOBRE
© 2024 Viver Grass | Institucional. Todos os direitos reservados
Clique em um de nossos representantes abaixo para conversar no WhatsApp ou envie um email para [email protected]
ligue para 27998910350 de seg à sex 08:00 às 12:00