Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Capim Jiggs: Sua história e evolução 

Pastagem de jiggs

O capim Jiggs (Cynodon dactylon) é uma cultivar recentemente introduzida no Brasil. Essa forrageira tem-se disseminado relativamente rápido, principalmente entre criadores de cavalos e bovinos de leite, observa-se na pastagem maior acúmulo de forragem durante o verão.

Pastagem para bovinos com o capim Jiggs

Originado a partir da seleção de grama bermuda por um fazendeiro do leste do Texas, nos Estados Unidos, em 1989, e desenvolvido na Texas A&M University. O Jiggs é uma liberação privada de uma grama bermuda encontrada ao longo da costa do Golfo do Texas. Acredita-se que a variedade foi desenvolvida por um pecuarista norte-americano chamado J. C. Jiggs.

É uma gramínea que se caracteriza pela alta produtividade e resistência a solos mal drenados, destaca-se por sua capacidade de crescimento durante períodos mais frios, é uma planta perene, de porte intermediário, que forma um dossel denso e de cor verde clara, possui folhas e estolões muito finos e poucos rizomas, que também não são muito grossos. Seu rápido crescimento e eficiente capacidade de rebrota após o pastejo garantem uma maior disponibilidade de alimento para o rebanho. A variedade possui alto potencial produtivo, desenvolvendo-se bem em solos férteis, apresenta características de alta tolerância, trata-se de uma planta com estruturas muito finas e possui desidratação rápida. O capim Jiggs tem se tornado uma escolha cada vez mais interessante para os produtores em todo o país.

Dados técnicos

Nome científico: Cynodon dactylon

Cultivar: Jiggs

Fertilidade do solo: Alta

Forma de crescimento: Prostrado

Altura: 30 cm

Utilização: Pastejo direto, fenação

Digestibilidade: Boa

Palatabilidade: Boa

Precipitação pluviométrica: 635 a 1700mm anuais

Tolerância à seca: Boa

Tolerância ao frio: Boa

Teor de proteína: 20 a 22 % na MS

Profundidade de plantio: 5 cm

Ciclo vegetativo: Perene

Produção de forragens: 20 ton/ha/ano de MS

Cigarrinha das pastagens: Média

Consorciação: Leucena, guandu, calopogônio, stylosantes, etc

Origem: EUA – Leste do Texas

A boa produção de massa de forragem está associada ao manejo adequado da gramínea e ao período propício para o desenvolvimento da forrageira nas estações primavera e verão. Nestas estações, ocorrem maior disponibilidade de massa de folhas, a utilização de fertilizantes é fator preponderante para aumentar a produção de massa e a qualidade das forragens.

A fertilização fosfatada é fundamental para o estabelecimento das pastagens em solos tropicais, por meio do desenvolvimento do sistema radicular das gramíneas, melhor vigor de rebrota, aumento do perfilhamento, produção de massa e persistência da pastagem.

 O fornecimento de nitrogênio proporciona incrementos lineares na produção de massa e altera significativamente a composição bromatológica da forrageira Jiggs.

A adubação potássica também pode limitar o crescimento das pastagens pelos baixos teores disponíveis em solos tropicais e pelas funções fisiológicas que esse nutriente desempenha na planta, bem como diminuir o potencial de resposta das forrageiras à adubação nitrogenada quando negligenciado.

Pastagem de jiggs
Pastagem de Jiggs

A grande produção de massa verde do Jiggs e seu alto teor de proteína bruta, junto com a matéria seca e a digestibilidade, são parâmetros importantes para serem avaliados, possuindo uma menor densidade volumétrica, redução à preensão, mastigação e deglutição pelo equino, ou seja, uma velocidade de ingestão elevado. Com um alto valor nutricional, o capim Jiggs fornece aos animais os nutrientes essenciais para um desenvolvimento saudável e uma produção de carne ou leite de qualidade.

Feno de jiggs
Feno com capim Jiggs

O capim Jiggs provou ser uma escolha valiosa para pecuaristas em todo o mundo, graças à sua resistência, produtividade e qualidade nutricional. Podemos apreciar melhor o papel vital que essa gramínea desempenha na indústria pecuária moderna e os esforços contínuos para aprimorar suas características e adaptabilidade.

Quer se aprofundar mais na história do capim Jiggs?

Continue no nosso blog e saiba mais informações, características e dicas sobre essa e outras forragens.

Referências

Capim Jiggs: Uma escolha de alto rendimento para pastagens saudáveis e produtivas

Características estruturais, produtivas e bromatológicas dos capins
Tifton 85 e Jiggs fertilizados com alguns macronutrientes

Produtividade da forrageira Jiggs em dois sistemas de manejo

Influência do Capim-Jiggs sob os parâmetros de produção e qualidade do leite em sistema de lotação intermitente

Produtividade e qualidade nutricional de capim Jiggs (Cynodon dactylon) em solo rico em potássio no oeste de Santa Catarina

What is Coastal, Tifton 85 and Jiggs ?

Comente :

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Veja Mais

Artigos Relacionados :

Capim Elefante Gigante Sem Pelo: Sua história e evolução

Capim Elefante Gigante Sem Pelo: Sua história e evolução

O Capim Elefante Sem Pelo (Pennisetum purpureum Schum ou Cenchrus purpureus), é uma variedade de Capim Elefante, tem papel de destaque, pois é reconhecida como uma forrageira perene, de alto

BRS Kurumi: Sua história e evolução

BRS Kurumi: Sua história e evolução

A BRS Kurumi é uma cultivar de capim-elefante (Pennisetum purpureum Schum ou Cenchrus purpureus), sua principal aplicação é ser utilizada em sistemas de produção animal sob pastejo, sendo uma variedade

BRS Capiaçu: Sua história e evolução

BRS Capiaçu: Sua história e evolução

A BRS Capiaçu é uma cultivar de capim-elefante (Pennisetum purpureum Schum ou Cenchrus purpureus), tem se destacado como uma das mais importantes inovações na pecuária brasileira nas últimas décadas, sua

Estrela Africana: Sua história e evolução

Estrela Africana: Sua história e evolução

O capim Estrela Africana é uma gramínea perene (Poaceae) pertencente ao gênero Cynodon L. C. Rich, utilizada como planta forrageira e como cobertura verde para prevenir a erosão do solo.

Capim Jiggs: Sua história e evolução 

Capim Jiggs: Sua história e evolução 

O capim Jiggs (Cynodon dactylon) é uma cultivar recentemente introduzida no Brasil. Essa forrageira tem-se disseminado relativamente rápido, principalmente entre criadores de cavalos e bovinos de leite, observa-se na pastagem

Coast Cross: Sua história e evolução

Coast Cross: Sua história e evolução

O Coast Cross (Cynodon dactylon), é uma planta amplamente valorizada na agricultura e pecuária devido às suas diversas aplicações e benefícios. O uso dessa gramínea tem aumentado de forma significativa nas

×

Olá!

Clique em um de nossos representantes abaixo para conversar no WhatsApp ou envie um email para [email protected]

× Como podemos te ajudar?