Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Tifton 85: Sua história e a evolução

Pastagem

O capim tifton 85 (Cynodon sp cv. Tifton 85 ) é uma forrageira que surgiu a partir de pesquisas e cruzamento de espécies do gênero Cynodon, visando obter uma variedade que viesse suprir as deficiências das variedades originais. É uma das gramíneas mais plantadas e desejadas pelos produtores que buscam qualidade e rusticidade.

Ganhando destaque entre os pecuaristas, o Tifton 85 vem desempenhando um papel crucial na constante evolução da alimentação animal devido ao seu alto desempenho nutricional e produtivo.

O Tifton 85

É uma gramínea estolonífera, de porte alto, colmos grandes, folhas largas e de cor mais escura, suas hastes são mais finas que o Tifton 68. Possui rizomas grossos que mantém uma reserva de carboidratos e nutrientes que promove a resistência da pastagem. Essa espécie é mais resistente por se tratar de uma híbrido rizomatoso e por possuir dois grupos de cromossomos básicos, provenientes da introdução P1 290884, resistente ao frio.  A forragem é um cruzamento entre Tifton 68 e Cynodon Dactylon, vindas da África do Sul, e provou ser superior em termos de rendimento de feno e pasto, sendo conduzido experimentos em pequenas parcelas para determinar a produtividade e o valor nutritivo.

O desenvolvimento do capim Tifton 85 foi realizado através de uma parceria entre o Departamento de Agricultura do Estados Unidos da América (USDA) e a Universidade da Geórgia, na estação Experimental de Tifton, no Condado de Tift no Estado da Georgia pelas mãos do Dr. Glenn Burton.

O geneticista Dr. Glenn W. Burton, foi um dos cientistas de plantas mais conhecidos mundialmente, transformando a grama Bermuda em uma das melhores forrageiras. Trabalhou na Estação Experimental da Planície Costeira da Universidade da Geórgia, em Tifton, o primeiro como cientista no Serviço de Pesquisa Agrícola do Departamento de Agricultura. Incluindo Tifton 85 , que continua sendo uma das principais gramíneas forrageiras do mundo.

Dr. Glenn W. Burton, criador do Tifton 85
Pesquisador Dr. Glenn W. Burton, criador do Tifton 85

Variedades Anteriores

O Tifton 68 (Cynodon nlemfuensis Vanderyst), é uma forrageira tropical originária da África Tropical do gênero Cynodon que apresenta características adaptativas dessas regiões, como: baixa tolerância ao frio e geadas, ausência de rizomas e com alta produtividade nas épocas mais quentes do ano.

Sua utilização não é muito recomendada, pois existem relatos de casos de intoxicação por ácido cianídrico (HCN) pelo consumo dessa forragem pelos animais .

O Cynodon Dactylon (P1 290884), da África do Sul, é uma espécie que possui uma maior variabilidade genética pois produz sementes, dando origem à plantas de diferentes fenótipos. É uma gramínea considerada capaz de proporcionar qualidade em elevadas quantidades, é resistente a climas tropicais e subtropicais e em períodos chuvosos possui um bom desenvolvimento.

Capim Tifton 85 e suas variedades progenitoras
Capim Tifton 85 e suas variedades progenitoras

Composição do Tifton 85

A essência do capim Tifton 85 reside em sua composição genética meticulosamente projetada. 

Resultado de anos de pesquisa, o capim híbrido é um exemplo de como a ciência agrícola pode criar variedades que oferecem resistência a condições adversas e, ao mesmo tempo, proporcionam uma fonte rica em nutrientes essenciais para o gado.

Composição Bromatológica

O capim Tifton 85 se destaca pelo alto valor nutricional e boa resposta à fertilidade do solo e a adubações. Essa é a composição bromatológica média do Tifton 85 ( 30 dias ) :

  • Matéria Seca (MS %) – 38%
  • Proteína Bruta ( PB % ) – 17 %
  • Fibra em Detergente Neutro (FDN %) – 62 %
  • Lignina (LIG %) – 5 %
  • Nutrientes Digestíveis Totais (NDT %) – 66

Esses valores bromatológicos colocam o Tifton 85 em um seleto grupo de forrageiras de alta qualidade.

Dados Técnicos

Nome cientifico: Cynodon spp

Cultivar: Tifton 85 – Cynodon nlemfuensis (Tifton 68) x Cynodon dactylon (PI 290884)

Fertilidade do solo: Alta

Forma de crescimento: Prostrado

Altura: 40 cm

Utilização: Pastejo direto e fenação.

Digestibilidade: Boa

Palatabilidade: Boa

Precipitação pluviométrica: 635 até 1700 mm anuais

Tolerância à seca: Boa

Tolerância ao frio: Boa

Teor de proteína: 16 a 20% na MS

Profundidade de plantio: 5 cm

Ciclo vegetativo: Perene

Produção de forragens: 20 ton/ha/ano de MS

Cigarrinha das pastagens: Média

Consorciação: Leucena, Calopogônio, Guandu, Stylosantes, etc

​Origem: EUA – Geórgia

Desafios e adaptações:

Desde a sua concepção até o dia presente, o capim Tifton 85 testemunhou um crescimento exponencial em sua adoção global. Sua capacidade de prosperar em diversas condições climáticas e solos tornou-o um aliado valioso para pecuaristas em todo o mundo. 

Apesar de seu sucesso, o Tifton 85 também enfrentou desafios ao longo do tempo. Discussões sobre a gestão sustentável, preocupações ambientais e a necessidade de diversificação de culturas trouxeram à tona questões importantes, o capim híbrido enfrentou obstáculos significativos.

No entanto, inovações e práticas sustentáveis surgiram, destacando a capacidade da agricultura de evoluir em resposta aos desafios emergentes. Sua eficiência no fornecimento de forragem nutritiva para o gado e sua resistência a pragas e doenças tornaram-no uma escolha preferida em muitas regiões agrícolas.

Ao se adaptar a diferentes climas e solos em todo o mundo, o capim Tifton 85 transcende fronteiras geográficas e culturais. Sua presença nos campos é uma expressão tangível de como a agricultura pode ser globalmente interconectada, promovendo a segurança alimentar e nutricional em escala mundial.

Pastagem para gado com Tifton 85
Pastagem para gado com Tifton 85

Quer se aprofundar mais em pastagens?

Continue no nosso blog e saiba mais informações sobre a importância, características e variedade das forragens.

Referências

USDA – Crop Genetics and Breeding Research: Tifton, GA- Tifton 85 Bermudagrass

USDA – Crop Genetics and Breeding Research: Tifton, GA – Bermudagrass for Forage

Coastal Plain Station – TIFTON, GA

Yield and Forage Quality of Coastal and Tifton 85 Bermudagrass

The Story of Bermudagrass – Dr. Glenn Burton

Glenn Burton: A leader of the ‘Green Revolution’

Glenn Burton – Research Geneticist/Plant Breeder 1936-1997

Nitrogênio na produção e no valor nutritivo de três gramíneas do gênero Cynodon

Comente :

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Veja Mais

Artigos Relacionados :

Capim Elefante Gigante Sem Pelo: Sua história e evolução

Capim Elefante Gigante Sem Pelo: Sua história e evolução

O Capim Elefante Sem Pelo (Pennisetum purpureum Schum ou Cenchrus purpureus), é uma variedade de Capim Elefante, tem papel de destaque, pois é reconhecida como uma forrageira perene, de alto

BRS Kurumi: Sua história e evolução

BRS Kurumi: Sua história e evolução

A BRS Kurumi é uma cultivar de capim-elefante (Pennisetum purpureum Schum ou Cenchrus purpureus), sua principal aplicação é ser utilizada em sistemas de produção animal sob pastejo, sendo uma variedade

BRS Capiaçu: Sua história e evolução

BRS Capiaçu: Sua história e evolução

A BRS Capiaçu é uma cultivar de capim-elefante (Pennisetum purpureum Schum ou Cenchrus purpureus), tem se destacado como uma das mais importantes inovações na pecuária brasileira nas últimas décadas, sua

Estrela Africana: Sua história e evolução

Estrela Africana: Sua história e evolução

O capim Estrela Africana é uma gramínea perene (Poaceae) pertencente ao gênero Cynodon L. C. Rich, utilizada como planta forrageira e como cobertura verde para prevenir a erosão do solo.

Capim Jiggs: Sua história e evolução 

Capim Jiggs: Sua história e evolução 

O capim Jiggs (Cynodon dactylon) é uma cultivar recentemente introduzida no Brasil. Essa forrageira tem-se disseminado relativamente rápido, principalmente entre criadores de cavalos e bovinos de leite, observa-se na pastagem

Coast Cross: Sua história e evolução

Coast Cross: Sua história e evolução

O Coast Cross (Cynodon dactylon), é uma planta amplamente valorizada na agricultura e pecuária devido às suas diversas aplicações e benefícios. O uso dessa gramínea tem aumentado de forma significativa nas

×

Olá!

Clique em um de nossos representantes abaixo para conversar no WhatsApp ou envie um email para [email protected]

× Como podemos te ajudar?