O manejo correto de pastagens é fundamental para a produtividade e rentabilidade da pecuária. Um calendário de manejo de pastagens pode ser uma ferramenta valiosa para ajudar os produtores a programar as atividades necessárias para manter as pastagens em boas condições ao longo do ano.
O calendário deve levar em consideração fatores como o clima da região, a espécie de gramínea utilizada, o tipo de solo e a disponibilidade de recursos como água e nutrientes. Com base nessas informações, é possível estabelecer as melhores épocas para realizar atividades como adubação, irrigação, controle de pragas e doenças, além do período ideal para o pastejo.
O objetivo do calendário é permitir que o produtor possa se programar para realizar as atividades de manejo no momento mais adequado, de forma a garantir o máximo aproveitamento das pastagens e, consequentemente, melhorar a produtividade do rebanho. Além disso, um manejo adequado das pastagens pode contribuir para a conservação do solo e dos recursos naturais, promovendo a sustentabilidade da atividade agropecuária.
Aqui está um exemplo de calendário de manejo de pastagens, dividido por estações do ano:
Aqui está um exemplo de calendário de manejo de pastagens, dividido por período das águas e período seco:
O período de seca é caracterizado pela baixa disponibilidade de água no solo e pela diminuição da produção de massa em todas as espécies forrageiras. Para manejar a pastagem nessa época, é recomendado:
MANEJO DA PASTAGEM
SUPLEMENTAÇÃO
ADUBAÇÃO
CONTROLE DE FORMIGAS E INSETOS
Com a transição da estação seca para a estação chuvosa, ocorre um aumento gradual das chuvas, porém o padrão ainda é irregular, e as temperaturas ainda estão elevadas.
MANEJO DA PASTAGEM
ROÇADA
ADUBAÇÃO
Durante o período das águas, ocorre uma estabilização do volume de chuvas, temperaturas elevadas e maior período de luz solar. Esse é um momento em que ocorre o maior crescimento das plantas forrageiras, tanto de espécies nativas quanto de cultivares.
MANEJO DA PASTAGEM
INVASORAS
PRAGAS
CIGARRINHA
ADUBAÇÃO
Durante a transição das águas para a seca, as chuvas diminuem gradualmente em algumas regiões, juntamente com a temperatura. Além disso, há uma redução no fotoperíodo e na intensidade da luz.
MANEJO DA PASTAGEM
Mudas e soluções tecnológicas em forrageiras
Renasem nº 02435/2020
PRODUTOS
VARIEDADES
SOBRE
© 2024 Viver Grass | Institucional. Todos os direitos reservados
Clique em um de nossos representantes abaixo para conversar no WhatsApp ou envie um email para [email protected]
ligue para 27998910350 de seg à sex 08:00 às 12:00