Variedades
Pennisetum purpureum Schum
O BRS Capiaçu ou Clone CNPGL 92-79-2 é uma cultivar obtida pelo cruzamento entre os acessos Guaco IZ2 (BAGCE 60) e Roxo (BAGCE 57), sendo fruto do Programa de Melhoramento do Capim Elefante conduzida pela Embrapa Gado de Leite.
A cultivar destaca-se pela alta produção de biomassa, composição química da forragem e menores custos quando comparado com outras culturas utilizadas para silagem.
Início » BRS Capiaçu
Destacando-se das demais cultivares de Capim Elefante, a BRS Capiaçu apresenta resistência ao tombamento, facilidade para colheita mecânica, ausência de joçal e touceira eretas e densas.
Podendo ser cultivada em todo o território nacional, a BRS Capiaçu possui características que se destacam quando comparadas a outras forrageiras utilizadas para ensilagem.
Nome cientifico: Pennisetum purpureum Schum
Cultivar: BRS Capiaçu (Guaco IZ 2 BAGCE) e (Roxo BAGCE 57)
Fertilidade do solo: Alta
Forma de crescimento: Cespitoso, Touceira ereta
Altura: 4,2 m
Utilização: Corte in natura, Silagem
Digestibilidade: Boa
Palatabilidade: Boa
Precipitação pluviométrica: Acima de 800mm anuais
Tolerância à seca: Boa
Tolerância ao frio: Boa
Teor de proteína: 9,1% na MS
Profundidade de plantio: 10 a 15 cm
Ciclo vegetativo: Perene
Produção de forragens: 108,5 a 112,2 ton/ha de massa verde / corte
Cigarrinha das pastagens: Suscetível
Consorciação: –
Origem
Brasil – Embrapa
A BRS Capiaçu se destaca das demais cultivares de capim elefante por apresentar resistência ao tombamento, facilidade para a colheita mecânica, ausência de joçal (pelos) e touceiras eretas e densas.
A BRS Capiaçu pode ser cultivada em locais de clima tropical, sendo recomendada para o Bioma de Mata Atlântica. A cultivar é exigente em relação às condições de solo, devendo ser cultivada em solos profundos, bem drenados e deboa fertilidade. Cultivar exigente, requerendo níveis de pH acima de 5,5 e Saturação de bases acima de 60%. O plantio deverá ser realizado por mudas ou colmos espaçados entre si de 0,8 m a 1,2m.
Adubação de Plantio
– 120 Kg/ha de P2O5 – 600 kg/ha de Superfosfato Simples
– 90 Kg/ha de KCl
Adubação de Cobertura
– 1200 Kg/ha/ano de 20-05-20 – Fracionado por Corte
A cultivar apresenta porte alto (4,2 m); touceiras de formato ereto; folhas largas, compridas, de cor verde e nervura central branca; colmos grossos (1,6 cm), internódio compridos (16 cm) e de coloração amarelada. Apresenta média de 30 perfilhos/m2 e florescimento tardio (julho-agosto).
– Elevado potencial produtivo.
– Touceiras eretas e densas.
– Resistência ao tombamento.
– Florescimento tardio
– Bom valor nutritivo
– Ausência de joçal (pelo)
– Facilidade de colheita mecânica
– Permite 2 a 5 colheitas anuais
– Produz silagem de boa qualidade
– Responsiva ao uso de fertilizantes irrigação
A cultivar é indicada para cultivo de capineiras, visando a suplementação volumosa na forma de silagem ou picado verde. Devido ao seu elevado potencial de produção pode ser cultivada para produção de biomassa energética.
Composição Química média da Forragem BRS Capiaçu com Idade de Corte de 70 dias e Silagem com 90 dias(* base na matéria seca)
MS (Matéria Seca); PB (Proteína Bruta); FDN (Fibra em Detergente Neutro); LIG (Lignina); NDT (Nutrientes Digestíveis Totais).
(*) Resultados obtidos em condições específicas de plantio ( fertilidade, tipo de solo, temperatura, fotoperíodo, disponibilidade de água e manejo da cultura). (**) A aquisição da(s) variedade(s) por si só não garantem os resultados mostrados.
Mudas e soluções tecnológicas em forrageiras
Renasem nº 02435/2020
PRODUTOS
SOLUÇÕES
VARIEDADES
SOBRE
© 2024 Viver Grass | Institucional. Todos os direitos reservados
Clique em um de nossos representantes abaixo para conversar no WhatsApp ou envie um email para [email protected]
ligue para 27998910350 de seg à sex 08:00 às 12:00